sexta-feira, 17 de julho de 2009

Astrologia: Mapa astral

Ta legal. Vou falar de astrologia. Minha parceira de blog e eterna amiga me autorizou, então eu vou soltar o verbo – não que eu precise da autorização dela, só estou querendo evitar surpresas.

Concordamos que poderíamos ficar rico com isso, cada mapa astral custa em média R$ 70,00, mas decidimos por fazer um favor à utilidade pública. Então ao invés de explorar, iremos revelar a verdade – como se a verdade não estivesse clara.

*

Segundo o site Porto do CéuO mapa astral é como uma impressão digital, ninguém possui um igual ao de outra pessoa. (...) A posição dos planetas do sistema solar dentro dos signos do Zodíaco (...) formaram um desenho único, simbolizando os vários planos da sua psique, a sua vida prática e realidade espiritual. [sic]”. É desse mapa que eles tiram o seu signo, seu ascendente, o descendente e até o dente-de-leite. Alguma dúvida?

Eu tenho algumas: Eles utilizam os conhecimentos astronômicos para descrever a psique e o espírito de cada indivíduo? E quando a astronomia muda de idéia, os astrólogos também mudam? Se a astronomia apresentar novos fatos, as influencias astrológicas também se renovam?

Bom, até a crise de 29 – o crash da bolsa de Nova Iorque – ninguém conhecia Pluto. Para quem não sabe, Pluto é o mascote do Mickey e ele tem esse nome por um motivo muito interessante. A mulher de Walt Disney sugeriu que o nome do simpático cão fosse alterado de forma que pegasse carona na mais nova descoberta científica da época: A descoberta de Plutão, em fevereiro de 1930. Então meus caros, Pluto e Plutão ficaram conhecidos apenas após o crash da bolsa. Antes disso qualquer mapa astral sofria de sérias imprecisões. Imagino que um mapa astral sem um planeta seja como um mapa-múndi sem um continente. Certo?

- Ok, agora que está tudo certo, vamos navegar. Já temos nosso mapa-múndi completo, tudo o que preciso é seguir em linha reta e descobrirei a América.

E la se foi a humanidade, reta e certa como uma flecha, em direção a verdade aparente. E o que encontramos?

- Uma ilha! Mas era pra ser um continente. Esse mapa aqui previu um continente. Onde erramos?

Essa surpresa deve ter sido bem desagradável. É que aconteceu uma mudança. Até 2006 Plutão era classificado como um planeta normal, mas acontece que a descoberta de vários corpos celestes de tamanho comparável, e até mesmo de outro objeto maior no Cinturão de Kuiper, fez com que a União Astronômica Internacional decidisse considerá-lo apenas como um "planeta-anão" – coitado de Pluto, ainda bem que Walt Disney não viveu para ver isso.

Mas Plutão não estava sozinho, ele foi classificado juntamente com Éris e Ceres, este último localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. Alias, Ceres já foi considerado um planeta, mas após a descoberta de corpos celestes semelhantes na mesma área do sistema solar, foi reclassificado como um asteróide por mais de 150 anos.

- Assim não da, meu mapa astral já ta ficando todo zoado.

Isso sem contar Netuno, que também é uma descoberta recente de 1846, ou Urano que já é mais velho, descoberto em 1781 - dizem que Papai Noel mora la, essa história de pólo norte é furada.

A verdadeira Astrologia analisa o Mapa do Céu de uma pessoa, que possui todos os signos, além dos ‘planetas’ do sistema solar, cada um representando um plano da psique humana. [sic]” (Porto do Céu)


Leia pausadamente: Cada planeta representa um plano da psique humana. Agora segure o riso.

Segundo minhas fontes, existem 88 constelações conhecidas, mas para a astrologia só 12 são úteis, ou fazem efeito. Por que? Eu não sei! Tudo o que sei é que das 13 constelações Zodiacais, eles só precisam de 12. Algo deve acontecer de muito grave para eles ignorarem Ophiuchus, o Serpentário. Essa constelação é representada por um homem segurando uma Serpente. Sempre as serpentes, todos têm implicância com elas.

Então vejamos, a astrologia é uma “ciência” que ajuda, mas não explica a psique e o espírito humano. Ela se baseia no alinhamento de corpos celestes arbitrários, todos atestados pela astronomia, e afirma que isso influencia a nossa forma de viver. Da astrologia podemos tirar o mapa astral que custa R$ 70,00, mas nada do que ele diz é preciso e quando acerta é algo que você já sabia. E ainda tem gente que paga por isso?

Bom, to cobrando metade do preço para contar uma piada por dia e o dobro para contar uma mentira. Se no final do ano eu tiver contribuído com a felicidade da humanidade, isso significaria um lucro bruto de R$ 12.775,00. Mas com R$ 51.100,00 a felicidade seria minha.

Por esse post, mereço R$ 35,00 ou R$ 140,00?

4 comentários:

  1. Acho que vale R$25. Haha! Mas ae, pra mim faz o menor sentido essa parada de planetas estar ligado a personalidade e tal.. E pagar 70 conto é dose.. tenho quase certeza que rola esses mapas de graça na internet pra quem quiser.

    ResponderExcluir
  2. Por esse post você me deve 35 reais. Aff...

    ResponderExcluir
  3. acho que prefiro acreditar em Deus. Pode ser mais obvio, mas é bem menos complicado...

    ***

    sou eu quem autoriza o que vai ser publicado aqui! é isto! valheu!

    ResponderExcluir