segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Brother

Amizades são importantes para a vida. Acho até que é uma das três relações mais importantes (as outras talvez sejam a família e um romance). Defendia que, se houvesse um ranking, a amizade estaria no 2° lugar, ameaçando muitas vezes ocupar a 1° posição – que já é lugar da família, pré-estabelecido pelos nossos ancestrais. Mas mudei de opinião esses dias, depois de defender fielmente o meu ranking para um amigo. Ele contestou.

“Gabi, essas relações não competem. Elas fazem parte da vida”

É, é verdade! Amizade, família e romance não competem. As vezes prevalecem, mas não competem. Se completam. E, na real, acho que esses três pontos são os pilares da vida. O verdadeiro tripé!

Pode falar: não é demais levar suas melhores amigas para um feriado na chácara da família? Ver aqueles seu tios bêbados fazendo piadas sem sentido e a avó falando da missa do último domingo. E todo mundo acolhendo aqueles seu pilares, antes só seus, como parte da família. Tão bom quanto ligar para o amigo chorando depois do fim de um romance, falar mal de todos os homens e ele concordar, fortalecendo um dos três pés. Sair de casalzinho (você, seu amigo(a) e as respectivas paqueras) é ZZ. Mas é sensacional ver aquelas quatro pessoas, que muito em breve podem nunca mais se ver, interagindo com uma naturalidade ímpar.

Ok. Definitivamente se completam! Mas como eu gosto dos meus rankings e este foi fadado ao fracasso, transferi o meu direito de escalar as coisas para a medição do grau de uma amizade. Explico. Pessoas legais aparecem o tempo todo na nossa vida. Algumas ficam amigas na mesma hora, como se fosse uma coisa sublime que contava os dias para acontecer. Outras precisam de um tempo para se conhecer e ganhar confiança. Acho que situações que nos deixam no limite psicológico ou físico também são ótimos cenários para encontrar pessoas parceiras. Mas, no fundo, nem deve existir um jeito certo ou ideal para começar uma amizade. Elas começam. Na faculdade, no trabalho, no agito, no avião. Que seja! Esse não é o ponto que quero discutir.

O que eu levanto aqui é: como saber quando uma amizade é esparrada e vale a pena e quando você vê que aquela pessoa que tanto almeja a sua companhia (ou vice-versa) ainda não atingiu os níveis necessários para a tal interação? Não tenho as respostas para isso, mas dentro do meu contexto e do contexto de quem convive comigo, fiz alguma escalações:

- Um amigo é brother quando te liga de madrugada, bebasso e não fala nada com nada. E você atende com o telefone com o maior prazer. E vice-versa.

- Uma demonstração massa de amizade é em um evento. O seu brother ta se divertindo. A jogatina rolando solta. Você não. O bicho que você curte tá lá nos beijos e abraços com outra. Mas o seu brother é tão brother que vai embora do agito na mesma hora. E vice-versa.

- Brother é brother quando, no jogo, te ajuda a jogar ou acabar o jogo. Por exemplo, quando você quer expulsar a garota do apê (uma Keyla da vida) e o seu amigo fica mandando mensagens pra você, fingindo ser uma ex-namorada ou algo do tipo. O brother colabora para a construção de uma situação irreal. E ajuda a sustentá-la. E vice-versa.

- Em tempos de lei seca, dá pra saber quem é brother quando a pessoa se oferece para ser o amigo da vez. Te pega em casa, se diverte com você e te deixa em casa. Sem xaropar. E vice-versa.

- Ainda no item carro, o brother é brother quando te empresta o carro para ser o cenário do jogo, para ser o verdadeiro love machine. E vice-versa.

- Entre homem e mulher, a amizade é massa quando a conversa flui, sem pudores mesmo. Quando neguinho fala de tudo e se entende. Ou não. Nessas relações é como se fossem anjos conversando, já que eles não tem sexo. E vice-versa.

- Em uma conversa do msn, dá pra perceber se a pessoa é brother se você manda um ctrl V de uma conversa alheia sem o menor pudor. Com essa pessoa, dificilmente vai rolar um ctrl C da conversa (a não ser que seja para um brother em comum e com o mesmo nível de amizade). E vice-versa.

- Brother é brother simplesmente pelo fato de mandar a real sempre. Por mais dura que seja.

Existem outros critérios. Óbvio. Mas por enquanto esses foram os que eu consegui lembrar.

11 comentários:

  1. Tire o romance desse texto. Eles são falíveis e finitos, não valem o espaço que ocupam! HAHAHAHA...
    Tripé é coisa de máquina fotográfica, somos bípedes!
    =)

    ResponderExcluir
  2. iraduler. Amizade é massa msm, mais massa que estrogonofe com batpossa ser ranqueada nem q deva ser comparada e tals...
    Mas eu tenho uma tb!hehe
    -Qd vc pode brigar com seu bróder e ainda assim no outro dia vcs continuam bróderes, aí tu não é bróder... Nesse caso já virou irmão mesmo, em português.
    Possa?

    ResponderExcluir
  3. era estrogonofe com batata palha...heahea, alguma coisa saiu errada

    ResponderExcluir
  4. caracas saiu tudo errado!!! vou postar de novo

    ResponderExcluir
  5. q onda, qd eu coloquei copiar e colar, a parte q nao saiu apareceu...alguém pode me explicar o q tá acontecendo?

    ResponderExcluir
  6. raduler. Amizade é massa msm, mais massa que estrogonofe com batata palha.
    Não acho que amizade é uma coisa que possa ser ranqueada nem q deva ser comparada e tals...
    Mas eu tenho uma tb!hehe
    -Qd vc pode brigar com seu bróder e ainda assim no outro dia vcs continuam bróderes, aí tu não é bróder... Nesse caso já virou irmão mesmo, em português.
    Possa?

    ResponderExcluir
  7. nossa! limitações com a tecnologia...?

    ResponderExcluir
  8. O lance do carro é real.. eu tenho um broder muito broder! Ae, alguem quer ser meu broder?

    ResponderExcluir
  9. como diria meu blóder do leonardo da vinci, o lejín...

    "Blóder que é blóder, tira A MESMA NOTA do blóder"

    E ponto final, camaradas.

    ResponderExcluir
  10. Outra coisa inerente a um brother de verdade...
    em vez de apartar sua briga, ele ja chega na voadora de dois pés pra te ajudar na porrada!
    hehehe

    ResponderExcluir